domingo, 29 de agosto de 2010

Família campeã!

Aí vão algumas dicas para vencer:


1 – Todos são estrelas! Quando só um aparece, os outros perdem a força da união. O ideal é que cada um seja incentivado por todos da família a ser cada vez melhor.


2 – Se um se sobressair em alguma coisa diferente dos outros, é a hora de todos apoiarem. Um filho gosta de escrever? Parabéns! Todos o apoiarão a ser cada vez melhor nisso. O outro gosta de esportes? Mesma coisa. Nada de inveja, de querer que o outro erre, mas ao contrário, todos fazem de tudo para apoiar cada um da família.


3 – Compreender as dificuldades. Ao invés de criticar, falar mal e sempre apontar para o erro, o ideal é aceitar que cada membro da família possui pontos fortes e pontos fracos e o papel de todos é incentivar os pontos fortes.


4 – Alta cooperação dentro da família para conseguir alta competição fora dela. Ou seja, quando uma família apóia, dialoga, conversa, abre espaços para o compartilhar, ela se fortalece e tem condições para lutar lá “fora” na sociedade, no trabalho, na escola. Os valores que a sociedade tenta imprimir como importantes “leve vantagem sempre”, “vença a qualquer custo” etc... devem sempre ser contrapostos com nossos valores de solidariedade, caráter, honestidade, etc. Esses valores são construídos dentro da família.


5 – Quando alguém da família se sacrifica para que os outros vençam, deve ser tão reconhecido como o que está vencendo. Por exemplo: a mãe que não está fazendo faculdade para ter mais tempo de interação com os filhos e possibilitar que o pai faça sua pós-graduação deve ser tão reconhecida quanto o pai. O diploma de pós não é só dele. É dela também, é de todos. Esse tipo de reconhecimento deve acontecer no dia-a-dia e não só no dia das mães.


6 – Reconhecer momentos de fraqueza. Tem dias que a gente está “pra briga”. Avise. Não fique isolado esperando um problema acontecer para estourar. Saia de cena, peça para alguém assumir suas tarefas naquele dia, ou, pelo menos, parte delas. Temos o direito de estarmos tristes, felizes, dispostos, mal-humorados etc... As variações são humanas. Nem sempre a gente acerta tudo.


7 – Incentivo mútuo. Quando um dos membros da família está “quase desistindo” de alguma coisa, todos devem ajudar. Todos devem incentivar. O filho mais velho está se preparando para o vestibular? Nada de cobranças desnecessárias, mas de palavras de apoio e de ações reais que ajudem.


8 – Vitórias são fruto de muito trabalho. Essa mensagem deve ser sempre lembrada quando estamos no auge. Quando alguém da família recebe um elogio público, um prêmio, um reconhecimento social, todos da família curtem. Mas a arrogância, a prepotência e o orgulho facilmente aparecem quando esquecemos do esforço de todos.


9 – O fracasso é de todos. É difícil aceitar isso, mas quando um filho se envolve com drogas, por exemplo, se ele for visto como “a ovelha negra da família”, ninguém o ajuda. Mas se sabemos que todos são responsáveis, a gente vai ajudá-lo a sair dessa.


10 – Família feliz e realizada dá trabalho. Compartilhar, dialogar, viajar juntos, parar em casa todos juntos para brincar, ver DVD todo mundo “amontoado”, são coisas que nos alimentam como família, mas dão muito trabalho, investimento de tempo e de energia. Mas é só assim que a gente vence.


MARCOS MEIER é mestre em Educação, psicólogo, escritor e palestrante. Seus textos encontram-se no site www.marcosmeier.com.br e seus livros no www.kapok.com.br.

Um comentário:

Irisvânia Naque disse...

É muito bom Marcos ver registrado aquilo que sabemos mais muitas vezes fazemos questão de lembrar para não investir este tempo citado em seu post em prol da familia!!! o que deveria ser muito diferente pois familia é a base de qualquer pessoa :)